Saúde
Um dos tópicos mais importantes na nossa casa e na nossa filosofia para criação da raça. Quando adquirimos os nossos cães esta foi uma condição que nos propusemos: a saúde em primeiro lugar, quer para os nossos cães quer para os cachorros.
Os Welsh Corgi Pembroke, de uma forma geral, são cães bastante saudáveis. Contudo, tal como todas as raças puras tem predisposição para algumas doenças de caracter genético. Este é um fator que deves ter em atenção quando procuras um criador. Se o teu cão tem pais onde as doenças estão presentes, é provável que o teu cão venha a ter as mesmas doenças. Estas doenças, passíveis de serem detectadas, podem ser quase todas evitáveis. Deves sempre questionar o teu criador sobre este tema.
Principais doenças da raça welsh corgi pembroke
Mielopatia degenerativa (DM): patologia neurológica que afecta a medula espinhal, e consequente a transmissão dos impulsos nervosos que coordenam os músculos. Os sintomas que apresentam são a dificuldade na mobilidade, fraqueza muscular e falta de coordenação dos membros.
Displasia da anca: patologia musco-esquelética que à semelhança da DM afecta a mobilidade do cão.
Doença Von Willebrand (vWD): patologia hematológica que se define por baixos níveis de uma glicoproteína, que afecta a coagulação do sangue.
Atrofia progressiva da retina (PRA): patologia oftalmológica que provoca a degeneração da retina.
Colapso Induzido pelo Exercício (EIC): patologia musco-esquelética que, aquando sujeitos a exercícios intensos, os cães demonstram fraqueza muscular e dificuldade em movimentar-se. Contudo, após um descanso de 10 a 30 minuto o cão volta ao normal. Em repouso os cães não apresentam quaisquer sintomas.